MSX

Há muito tempo no passado (década de 80), na era dos microcomputadores de 8 bits, e depois de ter passado por dois TK83  (um clone do Sinclair ZX81 fabricado no Brasil pela Microdigital), em 1986 comprei, a prestações, um MSX Sharp HotBit HB-8000. Na época do TK83 eu cursava Eletrônica no colegial técnico, e foi muito bom ter tido esta proximidade com a Informática.

HotBit

Usava BASIC para programar e logo no começo para atender a um colega comecei a fazer “vinhetas” para casamentos, e como tudo era na base da fita cassete as coisas demoravam a serem realizadas. Fiz um “editor” destas “vinhetas” e com isso ele podia ficar mais livre para realizar os trabalhos. O editor, bem como o resultado não eram nada excepcionais, mas era melhor do que ele tinha no momento, que se resumia a datilografar os textos (quem eram os noivos, padrinhos, etc.) e filma-los; e com a fita no ponto filmar o casamento. Com o MSX isso passava a ter movimento (scroll) e cores, muito legal para a época, acho que fiz edições do “editor” até 1988, bem como alguma aberturas para outras acontecimentos. Fiz boa parte dos trabalhos de informática da universidade neste MSX, usando muito Turbo Pascal e WordStar.

A ideia destes posts é auxiliar quem assim possa com dicas, tutoriais e links sobre MSX, principalmente o HotBit, o qual ainda tenho.

A responsabilidade pela utilização de informações contidas  nos posts relacionados é toda sua,
tudo corre por sua conta e risco.

Comentários ( Comments)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s